Certidões

O que é?
_________
 
As certidões extraídas dos instrumentos ou documentos lançados pelo tabelião em suas notas e as reproduções dos documentos públicos, desde que autenticadas pelo oficial público, fazem a mesma prova plena do documento público notarial. 
A certidão deriva do latim certitudo, de certus, ou seja, certeza. É o documento no qual o oficial público descreve e dá certeza de fatos que constam de seus livros. 


Para que serve?

Visa a instrumentar o ato notarial para circulação e a produção de seus efeitos perante terceiros. As certidões e as reproduções dos atos públicos e demais documentos arquivados pelo oficial fazem a mesma prova que os originais, e têm a mesma força probante.
 
Quando solicitar a certidão?

Em caso de perda ou de extravio de um instrumento público notarial (ex: escritura, procuração, testamento, etc.) ou simplesmente quando se pretende ter uma via suplementar do instrumento.

Quem pode solicitar

Qualquer interessado com os dados do ato. 
Obs.: Nos casos de testamentos, a certidão será expedida apenas a seu pedido ou de seu representante legal, mediante ordem judicial ou comprovado o falecimento do testador.
 

Documentos necessários

•O pedido pode ser feito pessoalmente, via telefone ou email, informando as características do documento.
•Dados do ato notarial desejado (tipo de ato, livro, folhas, outorgante e outorgado) e os seus dados para contato (nome, endereço, e-mail e telefone).

 

Quanto custa?

O valor da Certidão é tabelado por lei em todos os cartórios deste estado, para verificar os valores acesse a tabela: (tabela de custas e emolumentos).