Materialização de Documentos

O que é?
_________

Através do ato de materialização de documento é possível autenticar a veracidade de um documento extraído da internet ou documento original salvo em PDF.
Autenticar a cópia (em papel) de um documento (eletrônico) significa declarar que a cópia (em papel) está igual ao documento eletrônico apresentado.  A autenticação faz prova plena do fato de que a cópia é idêntica ao documento.
A materialização de documentos poderá ser realizada por Tabelião de Notas, bem como por seus prepostos autorizados, por meio da impressão integral, aposição da data e hora da autenticação, indicação do site de confirmação (quando aplicável), inserção de informação sobre a verificação da assinatura digital ou outro meio de confirmação, e aplicação do selo de autenticidade de documento eletrônico.

 
Como é feita a autenticação do documento digital?

O escrevente, funcionário autorizado pelo Tabelião, acessa o site onde está o documento que precisa ser autenticado, imprime o texto da internet, coloca uma etiqueta na qual menciona o site, a data e a hora da autenticação, ou confirmação e assina esse documento, colocando um selo de autenticidade. 
O documento materializado terá o mesmo valor que um documento original, dispensando a pessoa para quem for apresentado de também "entrar" no site e confirmar o seu teor.

 

Documentos necessários

Documentos a serem materializados a partir da rede mundial de computadores web ou através de arquivo eletrônico.


Quanto custa?

Valor referência:  R$17,66